Integrações com APIs

Atualmente, há softwares capazes de auxiliar nas mais diversas operações de uma empresa, tornando a tecnologia uma grande aliada dos negócios. Mas o amplo uso de diferentes programas revelou uma nova demanda às empresas: a integração entre os distintos sistemas, suas informações e funcionalidades.

A integração com Application Programming Interface (API) – ou Interface de Programação de Aplicativo, em português – é uma solução para isso, permitindo a troca segura e automatizada de dados entre diferentes plataformas, mesmo que cada uma delas tenha sido desenvolvida por meio de uma linguagem de programação completamente diferente.

O que as integrações com APIs podem fazer pela minha empresa?

Como mencionado anteriormente, as APIs servem para conectar diferentes softwares, o que viabiliza as seguintes ações:

  1. Compartilhar dados de diferentes fontes

Quando a organização não possui um sistema de gestão integrado, por vezes, cada departamento acaba salvando seus arquivos em diferentes formatos (txt, Excel, SQL, ERP etc.), dificultando que os processos da empresa sejam avaliados em sua totalidade e forneçam insights para a elaboração de estratégias fundamentadas.

No momento de implementar uma solução de gestão integrada, para solucionar tal impasse, os gestores acabam deparando-se com determinados obstáculos para evitar a perda do histórico de dados do empreendimento.

As APIs de integração são uma excelente alternativa nesses casos, isso porque são capazes de extrair, reunir, sistematizar, armazenar e tratar informações provenientes de diferentes fontes de dados sem que os arquivos sejam desformatados ou corrompidos.

Um exemplo prático que demonstra a relevância de compartilhar dados de diferentes fontes é a integração de uma API para possibilitar que o software de e-mail marketing e o sistema de  Customer Relationship Management (CRM) se comuniquem entre si para aperfeiçoar as estratégias de marketing e vendas.

  1. Personalizar plataformas ao incluir funcionalidades de sistemas de terceiros

Obter um software que contenha todos os recursos de que seu negócio precisa não demanda mais tanto tempo e uma vasta mão de obra especializada em programação, dado que é possível personalizar softwares ao conectá-los a sistemas de terceiros, ou seja, não é necessário criar a aplicação do zero, mas, sim, apenas integrar uma que já exista à plataforma que você está habituado a usar.

A título de exemplo, é possível citar a integração de e-commerces a APIs de pagamento (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago) e antifraude, que detectam atitudes suspeitas no ato da compra, bem como APIs de armazenamento em nuvem que podem ser integrados ao seu banco de dados, permitindo que você guarde arquivos em servidores para poder acessá-los de qualquer lugar, como Google Cloud Storage, Amazon S3, Azure Storage, OneDrive e Dropbox.

  1. Automatizar tarefas em diferentes aplicativos

As integrações com APIs possibilitam, ainda, automatizar tarefas desempenhadas por meio de diferentes aplicativos que, de fábrica, não contêm o recurso de automação. Tendo como exemplo, pode-se integrar um formulário de cadastramento na newsletter da empresa ao programa de e-mail marketing com o objetivo de adicionar os dados dos cadastrados a uma lista de disparo, tudo isso automaticamente.

Outro caso é a atualização de modo automático das informações contidas em diferentes fontes de arquivos. Por exemplo, se os dados dos leads no CRM forem atualizados, automaticamente eles serão alterados no programa de automação de marketing.

Como a Skylan pode ajudar?

A Skylan é uma empresa que atua no segmento de Tecnologia da Informação (TI) há mais de 25 anos e oferece diversas soluções aos seus clientes, sendo uma delas a integração com APIs. Portanto, se você deseja implementar essa aplicação na sua empresa, saiba que a Skylan pode ajudá-lo por meio de consultorias e serviços de TI. Navegue pelo site e entre em contato!

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Precisa de mais informações sobre o nosso serviço?

Conheça nossa unidade de segurança cibernética - Skyshield

Outros posts

Integração com Google

A empresa Google criou um dos maiores mecanismos de busca do mundo, uma vez que conta com um vasto banco de informações. Mas, além desse

Saiba mais

Integração com Microsoft

A Microsoft conta com um amplo ecossistema que abriga um conjunto de ferramentas compatíveis entre si, as quais também são capazes de se integrar a

Saiba mais

Integrações com APIs

Atualmente, há softwares capazes de auxiliar nas mais diversas operações de uma empresa, tornando a tecnologia uma grande aliada dos negócios. Mas o amplo uso

Saiba mais

Power Virtual Agents

Power Virtual Agents O Power Virtual Agents é uma solução que permite a criação de chatbots de conversação baseados em Inteligência Artificial (IA), ou seja,

Saiba mais

Power Automate 

O Microsoft Power Automate é uma solução que permite automatizar tarefas rotineiras e repetitivas sem a necessidade de conhecimento prévio em programação, visto que essa

Saiba mais

Backup em Nuvem

Cloud | Backup em nuvem O backup em nuvem é de extrema importância para as empresas. Entenda o porquê e tire suas dúvidas sobre esse

Saiba mais
SKYLAN_TECNOLOGY_rodape-200x168

Potencializamos a jornada de empresas e negócios por meio da TI, garantindo que nossos clientes tenham o melhor emprego da tecnologia, dentro de suas possibilidades.

Entre em contato:

Preencha o
Formulário abaixo:

Copyright © 2022 . Todos os direitos reservados.