A Microsoft conta com um amplo ecossistema que abriga um conjunto de ferramentas compatíveis entre si, as quais também são capazes de se integrar a ambientes e recursos externos ao universo da Microsoft.
Um exemplo disso é a Power Platform, tecnologia que permite criar soluções sem a exigência de conhecimento prévio em linguagem de programação. Essa plataforma é composta de quatro ferramentas, sendo elas o Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents.
Cada um desses recursos pode se conectar a diferentes programas da Microsoft, como o Microsoft 365, o Dynamics 365 e o Azure, mas também a sistemas de terceiros que sejam compatíveis com as soluções da Microsoft, como plataformas de CRM, ERPs, entre outros.
Assim, é possível personalizar softwares de acordo com as necessidades do negócio e realizar novas adaptações sempre que necessário.
Ferramentas da Power Platform
A seguir, conheça um pouco sobre cada uma das ferramentas da Power Platform e como elas podem contribuir para o seu negócio:
- Power BI: aplicação que permite extrair, integrar, sistematizar, armazenar e tratar informações oriundas de diferentes fontes de dados, a fim de gerar indicadores que fundamentem o processo de tomada de decisão sem que os arquivos sejam desformatados ou corrompidos;
- Power Apps: solução que possibilita a criação de aplicativos personalizados sem demandar conhecimento aprofundado em linguagem de programação devido ao conceito de low code, que, em português, é conhecido como “linguagem de baixa complexidade”, e recursos do tipo “arrastar e soltar”;
- Power Automate: ferramenta que viabiliza a automação de tarefas rotineiras e repetitivas desempenhadas por outros sistemas, permitindo que os colaboradores possam focar o core business;
- Power Virtual Agents: recurso que oportuniza a criação de chatbots de conversação, baseados em Inteligência Artificial (IA), sem a necessidade de conhecimento prévio em programação, com o objetivo de otimizar o atendimento aos clientes e colaboradores da empresa.
Integração com aplicações da Microsoft
Como mencionado previamente, as ferramentas da Power Platform podem se integrar a todas as aplicações da Microsoft. Logo abaixo, veja alguns exemplos de integração:
- Microsoft Outlook: software utilizado, basicamente, para receber e enviar e-mails. Pode ser integrado ao Power Automate para efetuar automaticamente o download e armazenamento de arquivos recebidos, assim como enviar mensagens e respostas automáticas aos contatos;
- Microsoft Access: sistema de gerenciamento de banco de dados que pode ter suas informações transferidas para o Microsoft Dataverse a partir do Power BI;
- Microsoft Teams: plataforma unificada de comunicação e colaboração que, por meio do Power Virtual Agents, pode criar chatbots para responder a perguntas comuns feitas por colaboradores.
Conheça as soluções da Skylan
A Skylan é uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação (TI) que oferece soluções em nuvem, serviços gerenciados (suporte) e de desenvolvimento de aplicações personalizadas, escaláveis e seguras por meio de APIs.
Então, se você deseja efetuar alguma integração com a Microsoft, conte com a Skylan e sua expertise de mais de 25 anos de atuação no mercado!