Gestão de servidores em nuvem

A gestão de servidores em nuvem auxilia empresas a gerenciarem sua estrutura na nuvem de forma descomplicada.

Entenda o servidor em nuvem e como fazer sua gestão com auxílio profissional.

 

O que é gestão de servidores em nuvem?

Basicamente, um servidor em nuvem compreende um conjunto de operações que permanecem sincronizadas à internet de forma a processar e armazenar dados da empresa remotamente.

Por meio de um servidor na nuvem, corporações deixam de montar servidores locais e passam a contar com uma solução que não demanda a compra de vários equipamentos nem ocupa espaço na empresa.

Partindo desse princípio, a gestão de servidores em nuvem diz respeito a todas as ferramentas e ações que a empresa precisa para planejar, projetar, controlar e operar atividades de Tecnologia da Informação (TI) em um servidor on-line.

 

Quais são as diferenças entre um servidor na nuvem e um local?

A principal diferença entre um servidor na nuvem e um local é que a primeira opção funciona a partir de um conjunto de máquinas que trabalham de forma remota, fornecendo à empresa contratante apenas o serviço, sem a necessidade de alocação de equipamentos.

Além disso, os servidores em nuvem tendem a gerar menos contratempos do que os locais, que ficam obsoletos e geram preocupação aos gestores pelo fato de correrem o risco de simplesmente parar de funcionar, o que não ocorre quando o serviço é adquirido na nuvem.

Por que utilizar servidores em nuvem?

Em servidores em nuvem, a empresa pode se conectar aos servidores bastando uma conexão com a internet.

Na prática, essa modalidade de servidor representa uma maneira mais econômica, ágil e tecnológica de implementação de um servidor, uma vez que toda a estrutura funciona pela internet.

Pelo fato de o servidor armazenado na nuvem ser executado em um ambiente virtual, a gestão de servidores em nuvem é facilitada, assim como os acessos e as alterações também ocorrem de forma mais prática.

 

Como o servidor em nuvem impacta a segurança?

Uma das grandes dúvidas em torno de serviços em nuvem no geral diz respeito à segurança de dados confidenciais na internet. No caso de servidores em nuvem, os dados são geridos em um servidor pertencente à corporação que detém o software, ou seja, uma instituição fora do comando da empresa.

Entretanto, a tecnologia leva isso em consideração, assim, a segurança das informações é feita tendo como base padrões internacionais de segurança de dados, como criptografia avançada e ISO (padrões de normatização de procedimentos).

Além disso, no caso de servidores físicos, o dispositivo pode ser perdido ou roubado, enquanto em um servidor em nuvem os dados não correm esse tipo de risco, permanecendo salvos na nuvem.

 

Conheça as soluções da Skylan para gestão de servidores em nuvem

Com profissionais especializados em diferentes plataformas de soluções, como servidores em nuvem, e atendimento personalizado, considerando as necessidades e especificidades de cada caso, a Skylan promove consultorias e assessorias para a gestão de servidores em nuvem, com monitoramento e suporte ao funcionamento do servidor e seus principais recursos.

Navegue pelo site e veja como a Skylan garante a plena implementação dos servidores em nuvem com gestão de excelência para performance e segurança.