Gestão de plataforma em nuvem

A gestão de plataforma em nuvem é essencial para que empresas possam gerir múltiplas plataformas com diferentes soluções em nuvem. Cada provedor possui uma plataforma e sua maneira de disponibilizar os recursos.

Entenda a importância da gestão de plataforma em nuvem e como ela pode ajudar a sua empresa:

 

O que é gestão de plataforma em nuvem?

Cada provedor de nuvem pode disponibilizar seus serviços por meio de suas próprias plataformas, cada um dos grandes provedores (Microsoft, AWS, Oracle, Google, etc) desenvolveu um modelo para gerir seus produtos e principalmente a gestão dos recursos habilitados.

Assim sendo, fica difícil que uma mesma empresa possua profissionais capacitados nas mais variadas plataformas igualmente, o que seria de suma importância, pois o domínio das possibilidades pode ser determinante para eficiência e boas condições de custos. Aproveitar o que cada provedor pode oferecer de melhor pode fazer uma enorme diferença.

Gerir plataformas em nuvem exige amplo conhecimento das principais plataformas, composição de soluções e possibilidades e boas noções de custos envolvidos. Lembrem-se, serviços em nuvem, em sua grande maioria, são pay per use, ou seja, você paga o que utilizar, por isso habilitar soluções erradas resulta em custos desnecessários.

 

Para que serve a gestão de plataforma em nuvem?

Uma boa gestão das plataformas serve para garantir eficácia nos modelos e serviços adotados em cada uma das plataformas. Desde o desenho arquitetado para cada solução até uma composição de custos adequada para cada empresa e perfil.

 

Como a gestão de plataforma em nuvem pode ajudar sua empresa?

A gestão de plataforma em nuvem pode ajudar sua empresa ao promover:

Escolha das melhores plataformas

Com um mercado com cada vez mais players de nuvem, não ter uma boa gestão de plataforma fará com que sua empresa não desfrute das melhores opções de mercado e não faça boas escolhas sempre.

Otimização da gestão

A gestão em nuvem pode aproveitar ao máximo essa tecnologia, já que ela possibilita maior fluidez de processos e da gestão de serviços – como IaaS e SaaS.

Ao migrar a plataforma para a nuvem, os responsáveis podem alterar as configurações de forma mais centralizada, visível para todos os técnicos e analistas, o que ajuda a simplificar os processos e a comunicação.

Redução dos custos operacionais

Quando se fala sobre gestão em nuvem, uma das grandes vantagens mencionadas diz respeito à possibilidade de contratar e pagar apenas aquilo que as empresas, de fato, utilizam. Com isso, evitam-se desperdícios com serviços desnecessários.

A gestão de plataforma em nuvem também pode ajudar sua empresa possibilitando:

  • aumento da segurança;
  • automação de processos, como análises de dados;
  • apoio de suporte técnico;
  • inteligência de dados para a empresa;
  • otimização de processos administrativos e produtivos;
  • redução de custos com ativos tecnológicos.

 

Faça a gestão de plataforma em nuvem com auxílio de especialistas

A gestão de plataforma em nuvem é uma solução que demanda equipe capacitada em gerir a estrutura em nuvem em diferentes plataformas. Nesse sentido, gerencie IaaS e SaaS com quem é especialista no assunto: a Skylan.

A Skylan fornece serviços de assessoria e consultoria em gestão de plataforma em nuvem levando em consideração as especificidades e demandas dos seus clientes. Conheça a empresa e saiba como tirar todas as dúvidas sobre gestão de plataforma em nuvem.