Firewall gerenciado

O firewall é uma das ferramentas de segurança da informação mais importantes da atualidade. Acompanhe as principais informações sobre esse serviço.

 

O que é firewall gerenciado?

Comprar um firewall com um bom conceito no mercado de cyber segurança, bem como suas respectivas licenças e principalmente sua implantação adequada e manutenção, pode exigir de sua equipe de Tecnologia da Informação (TI) um grande conhecimento específico, além, claro, de envolver muitos custos, desde a aquisição até a manutenção da solução.

Pensando nisso, optar por contratar um firewall, como serviço gerenciado, pode ser a melhor opção para empresas que não possuem equipes multidisciplinares nem mesmo know-how para gerenciar o dia a dia da solução. Via de regra, quem contrata recebe o firewall, suas licenças e suporte pelo tempo que durar o contrato, pagando uma mensalidade durante esse período.

O firewall pode ser físico ou virtual, dependendo de onde está o ambiente a ser protegido do cliente.

 

Firewall tradicional ou gerenciado?

O firewall tradicional possui infraestrutura alinhada com a da empresa, cabendo aos gestores investirem na compra, instalação e execução de softwares e hardwares para manutenção do sistema. Hoje, há várias opções desse serviço disponíveis – e é importante salientar que elas demandam manutenção constante.

O firewall gerenciado, por sua vez, é um serviço disponibilizado por fornecedores especializados, permitindo que a empresa faça o monitoramento constante de todas as aplicações físicas e virtuais.

Em vista disso, com o firewall gerenciado, seu negócio não precisa se preocupar em formar uma equipe interna com especialistas nesse tipo de serviço. Isso porque, ao contratar o serviço, a própria ferramenta garante seu pleno funcionamento, assim como atualizações e configurações específicas, de acordo com as demandas da empresa.

 

Para que serve o firewall gerenciado?

Basicamente, o firewall gerenciado serve para todas as empresas que almejam modernizar seus modelos de negócio e estar alinhadas com a transformação digital.

O firewall em si é essencial para proteger as empresas e seus sistemas, sejam internos (on premisse) ou em nuvem. Sem ele, ficamos sem ferramentas para controlar as bordas da comunicação, sem controle do que entra ou sai da empresa. Os firewalls mais novos, chamados Next Generation Firewall, possuem ainda mais ferramentas, possibilitando controle de aplicações, IPS, entre outras funções de segurança.

 

Qual é a importância do firewall gerenciado?

A adoção de um firewall gerenciado é muito importante para aumentar a facilidade de organização de aplicações físicas e virtuais da rede, uma vez que ele permite o desenvolvimento de políticas de segurança de forma adequada.

O grande diferencial do firewall gerenciado, nesse caso, está na facilidade, ou seja, no fato de que você não precisa compreender de políticas de segurança, linhas de código, não precisa nem mesmo conhecer o mercado de segurança, pois, ao contratar, você escolhe um time de especialistas, que implantam a solução e a mantêm.

 

Conheça a Skylan e suas soluções de firewall gerenciado

A Skylan é uma empresa que fornece a solução completa com Next Generation Firewall, desde o licenciamento e aplicações até todo o suporte necessário para manutenção da solução.

Navegue pelo site e conheça as soluções de consultoria para firewall gerenciado da Skylan e saiba como ter auxílio de profissionais no assunto.