Disaster Recovery

Toda empresa está sujeita a erros, humanos ou não, que podem levar a perdas de dados e informações, causando prejuízos graves ao negócio. Nesse sentido, o Disaster Recovery surge como uma solução que visa agilizar a recuperação dos serviços em caso de interrupção.

Entenda o conceito de Disaster Recovery e veja por que ele é tão importante para empresas dos mais diversos portes e segmentos.

 

O que é Disaster Recovery?

Disaster Recovery diz respeito à recuperação de dados em caso de desastres. Dentro da área de Tecnologia da Informação (TI), o Disaster Recovery reúne um conjunto de estratégias a serem aplicadas com o intuito de replicar o ambiente local para a nuvem, evitando que um negócio perca dados e informações mediante um imprevisto.

 

Para que ter o Disaster Recovery?

A tecnologia está cada vez mais intrínseca às práticas que garantem o bom funcionamento das empresas. Nesse sentido, o Disaster Recovery influencia diretamente na recuperação de dados fundamentais, fazendo com que as operações retornem o quanto antes após uma possível interrupção.

Dentro de uma empresa que busca colocar em prática ações visando à prevenção e correção de erros, o Disaster Recovery é usado para evitar impactos negativos e assegurar a rápida recuperação de arquivos e dados.

 

Qual é a importância do Disaster Recovery?

A cada dia surgem novas ameaças que podem impactar diretamente o processo produtivo de empresas dos mais diversos segmentos.

Sejam oriundas de falha humana, de crimes virtuais ou de desastres naturais, tais ameaças podem ter seus danos mitigados se houver o devido investimento em soluções tecnológicas, como o Disaster Recovery.

Nesse sentido, o Disaster Recovery é muito importante para restabelecer a normalidade da produção após algum tipo de imprevisto, diminuindo impactos negativos de forma ágil, com o intuito de preservar informações e arquivos em nuvem.

Importante: o Disaster Recovery é uma medida estratégica preventiva e recuperativa, de forma que é preciso articular um processo bem detalhado para que a recuperação de desastres aconteça de forma adequada.

 

Quais são as principais ameaças?

Há alguns problemas que podem causar a interrupção inesperada das atividades de uma empresa. Conheça as principais ameaças:

 

Falhas físicas no ambiente

O ambiente, e seu pleno funcionamento, possui muitas dependências e variáveis para que seja estável sua utilização, tais como energia elétrica, links de internet, acomodações internas das áreas de CPD, etc. Essas variáveis podem falhar, e ter um plano B projetado pode fazer a diferença para manter o negócio operando.

 

Falhas humanas

O time interno pode cometer algum erro que coloque em risco informações preciosas da empresa. É o tipo de situação que pode ocorrer em qualquer negócio, e o gestor precisa estar preparado para lidar.

 

Ameaças virtuais

Crimes virtuais são bastante comuns e, na maioria dos casos, têm como objetivo o roubo ou destruição de dados e arquivos. Os criminosos agem procurando brechas na segurança de sistemas, podendo causar danos que coloquem toda a empresa em uma situação delicada.

 

Desastres naturais

Os desastres naturais, por sua vez, podem causar prejuízos a máquinas e hardwares de servidores, gerando problemas como a perda total de arquivos e a dificuldade de retomada do funcionamento da empresa. Eles incluem acidentes, incêndios, inundações, entre outros.

 

Conheça a Skylan e tenha auxílio de quem é especialista em Disaster Recovery

O Disaster Recovery é uma solução que replica seu ambiente local para nuvem de maneira simples, escalonável e econômica, tornando fácil a recuperação dos serviços em caso de interrupção.

A Skylan sabe disso e fornece serviços de forma gerenciada, de acordo com as necessidades do cliente e visando entregar soluções para questões envolvendo TI. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre Disaster Recovery.