Cloud | Backup em nuvem

O backup em nuvem é de extrema importância para as empresas. Entenda o porquê e tire suas dúvidas sobre esse serviço.

 

O que é backup em nuvem?

O backup é um serviço que faz cópias de segurança de dados digitais importantes para a empresa, desde arquivos a banco de dados de sistemas ou mesmo sistemas operacionais inteiros, para serem utilizados em caso de incidente com a estrutura e a disponibilidade. Geralmente, o resultado dessas cópias é armazenado na própria estrutura, tornando a questão física uma vulnerabilidade. Quando esse resultado é registrado em um espaço externo, por meio de uma plataforma de armazenamento, chamamos esse backup de backup em nuvem.

No mais, o backup em nuvem pode ser entendido como um complemento ao backup local (em que os dados permanecem salvos internamente, em discos rígidos ou HDs externos).

 

Por que realizar backup em nuvem?

É muito importante realizar o backup em nuvem para garantir a segurança de dados e arquivos em caso de desastres, falhas ou ataques que coloquem em xeque o backup off-line.

Alguns incidentes que causam vulnerabilidade e indisponibilidade podem estar ligados fisicamente ao local onde os dados estejam armazenados, tornando impossível recuperar um backup em caso de furto ou um incêndio, por exemplo. Realizar um backup em nuvem garante que, haja o que houver com o ambiente físico, seus dados estarão a salvo em outro lugar.

 

Como funciona o backup em nuvem?

O backup em nuvem funciona a partir da replicação dos arquivos internos da empresa em uma estrutura ou plataforma em nuvem.

No mais, o backup em nuvem possui algumas características:

Flexibilidade

Ao contrário do backup físico, ou seja, off-line, o backup em nuvem mantém dados e arquivos em um armazenamento remoto, o que garante a flexibilidade de acesso em caso de transferência de local da empresa ou outra situação que demande esse tipo de mobilidade.

Criptografia de dados

No backup em nuvem, todos os dados são criptografados, tanto na transferência quanto no armazenamento em si, e permanecem nas mãos apenas dos responsáveis pelos arquivos.

Compactação dos dados

Além de garantir a segurança dos dados, o backup em nuvem preza a otimização de espaço, sendo a compactação um de seus recursos principais.

Período de retenção

O período de retenção fica responsável por manter alguns dados armazenados ainda que forem deletados, assim como guardar versões alteradas de arquivos. Isso pode ser customizável de acordo com seu plano.

Relatórios de backup

A solução de backup em nuvem conta com software de monitoramento que emite relatórios detalhados sobre a rotina de backup da empresa, e os gestores podem receber essa relação de acompanhamento diretamente no e-mail.

 

Qual é a diferença entre armazenamento local e cloud backup?

As diferenças podem variar de acordo com as ferramentas (softwares) utilizadas para confecção das cópias digitais, entretanto a principal diferença se concentra no fato de que seu backup on premise (local) depende da estrutura física para ser armazenado, já em nuvem os dados são copiados digitalmente para fora da empresa, por meio da internet, em meios virtuais e são armazenados assim.

 

Backup em nuvem: escolha o melhor com ajuda da Skylan

Nossa equipe atua há mais de 26 anos no mercado com soluções que visam auxiliar empresas que almejam adotar o backup em nuvem e precisam de ajuda com a escolha e administração de servidores.

O backup em nuvem é um complemento ao backup local. Execute e armazene seu backup em nuvem com auxílio da Skylan.