Alocação de profissionais

A alocação de profissionais on premise, ou seja, de forma física em empresas, é uma prática bastante recorrente em negócios que buscam mão de obra especializada. Conheça mais sobre o serviço.

 

O que é alocação de profissionais?

A alocação de profissionais diz respeito a uma contratação que uma empresa fecha com profissionais de outra instituição, com o intuito de obter mão de obra qualificada para determinados serviços.

Ou seja, em vez de uma empresa montar uma equipe interna, tendo que abrir um possível processo seletivo e promover treinamentos, ela terceiriza esse serviço contratando outra empresa, que fica encarregada de prestar determinados serviços.

A prática de alocação de profissionais é bastante adotada por empresas que precisam realizar serviços na área de TI, setor que demanda profissionais altamente qualificados.

 

Quais são os benefícios da alocação de profissionais?

 

Otimização de tempo

Ao contar com a mão de obra de um profissional qualificado, o tempo de adaptação dentro da empresa tende a ser bem mais curto em comparação ao de um colaborador interno. Ou seja, ao diminuir a curva de aprendizado, otimiza-se tempo e performance.

 

Planejamento mais eficiente do quadro de funcionários

Ao contar com profissionais alocados na empresa, os administradores conseguem ter uma visão mais clara de quais as reais necessidades acerca de novas contratações internas. Dessa forma, não é preciso contratar funcionários de maneira apressada e ter que arcar com os gastos de uma nova contratação.

Pelo contrário, fica muito mais fácil planejar uma contratação interna ao deixar o processo apenas para quando for realmente necessário, tendo tempo hábil para escolher o melhor candidato. Além disso, contratações de última hora podem ser caras para a empresa, que não esperava ter esse tipo de custo no momento.

 

Melhor aproveitamento do profissional

Um profissional altamente qualificado pode ser alocado para mais de uma função dentro da empresa, o que permite tirar o melhor proveito da força de trabalho. Por isso, o investimento nesse tipo de serviço representa benefícios, sobretudo, para a otimização de processos.

 

Profissional suportado

Quase sempre o modelo de alocação oferecido pelas empresas compreende não apenas o profissional em si, mas uma equipe que o suporta no dia a dia, ampara suas dúvidas e auxilia nas decisões. Também se encarrega de manter esse profissional atualizado justamente em tecnologia, que é imprescindível a renovação do conhecimento.

 

Quando a alocação de profissionais de TI é a melhor decisão?

Para saber se é o melhor momento para contar com profissionais alocados, é preciso levar em consideração:

 

Alta disponibilidade do profissional

Quando se contrata uma empresa para fornecer um profissional, ela fica responsável por repor qualquer ausência do funcionário, ou seja, mesmo que haja algum imprevisto com a pessoa alocada, a empresa ficará responsável por mandar outro profissional com a mesma capacidade técnica ou superior, tornando a indisponibilidade do recurso quase nula.

 

As atuais demandas da empresa na área de TI

Uma empresa que tem demandas constantes e variadas para sustentação da operação dentro de TI precisa de profissionais altamente qualificados. Nesses casos, passar por todo o processo de contratação de um funcionário interno e treinamento pode atrasar processos importantes, fazendo da alocação a melhor solução.

 

A necessidade de controlar os custos

Ao alocar profissionais, a empresa tem menos prejuízos, uma vez que passa a contar com uma pessoa capaz de otimizar etapas e processos. Além disso, a terceirização pode ser mais econômica que uma contratação interna, pois a empresa não arca com custos trabalhistas, férias e outros custos relacionados à contratação direta de um profissional.

 

Como escolher o melhor fornecedor para alocar profissionais de TI na sua empresa?

 

Analise a flexibilidade da empresa a ser contratada

A área de TI é bastante ampla e, ao decidir trazer profissionais alocados para dentro da organização, é preciso ter a certeza de que eles conseguirão performar de acordo com as demandas.

Escolha uma empresa fornecedora que tenha objetivos alinhados aos seus

Se os objetivos da organização estiverem na mesma página dos objetivos da fornecedora a ser contratada, a chance de firmar uma parceria de sucesso será muito maior.

Estude a empresa fornecedora

Ao conhecer a fundo a empresa fornecedora, é possível analisar melhor questões envolvendo o fluxo de trabalho, a dinâmica entre os profissionais, assim como o clima do ambiente.

 

Conheça a Skylan e seus serviços de alocação de profissionais on premise

A Skylan é uma empresa de soluções em TI que fornece alocação de profissionais on premise para clientes que desejam ter profissionais dedicados à operação deles. A alocação pode ocorrer em formato de visitas periódicas ou em tempo integral.

Tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo site.