Administração de banco de dados on premisse

A atuação dentro de sistemas de bancos de dados compreende diferentes campos e possibilidades. Entenda o conceito de banco de dados on premisse, como é feita sua administração e o que é DBA.

 

O que é banco de dados on premisse?

O banco de dados conceitualmente falando é uma coleção de dados relacionados, em termos práticos podemos defini-lo como aplicações capazes de reunir e armazenar, classificar e disponibilizar dados para aplicações e consultas.

Quando dizemos sobre banco de dados on premisse, estamos falando de aplicações armazenadas em servidores locais, ou seja, em servidores em funcionamento dentro da estrutura da própria empresa.

Exemplo: se uma empresa possui um servidor Dell, com sistema operacional Windows Server 2019 e com Microsoft SQL Server instalado, qualquer banco de dados presente nesse servidor pode ser considerado banido de dados on premisse.

No caso, todos os itens devem ser adquiridos e somados ao investimento inicial que a empresa terá ao optar por esse tipo de sistema para armazenamento de dados e informações.

 

O que é administração de banco de dados?

A administração de banco de dados diz respeito à estruturação e organização dos arquivos e dados gerados e advindos de diferentes fontes, com o intuito de viabilizar uma análise mais compreensiva da situação.

Os bancos de dados podem ser considerados sistemas eletrônicos que armazenam dados, mantêm grandes quantidades de informações organizadas e oferecem segurança por meio de restrições específicas.

Nesse sentido, a administração de bancos de dados tem, como uma de suas principais funções, o apoio de profissionais aptos a organizar, alterar e extrair apenas as informações que são necessárias no momento. Assim, é possível ter acesso ao material que servirá de embasamento para uma tomada de decisão adequada.

 

O que é DBA?

DBA é o nome que se dá ao profissional responsável pela administração de banco de dados. Quem almeja investir na carreira em DBA deve se especializar em diferentes níveis, já que o conhecimento é a base para trabalhar com bancos de dados on premisse.

O profissional que realiza a administração de banco de dados on premisse é o responsável por assegurar a eficiência e a segurança dos processos que fazem parte do sistema de banco de dados.

 

Atribuições

Sendo assim, as atribuições do especialista em DBA incluem:

  • o desenvolvimento de novos bancos, assim como a atualização de bancos já existentes;
  • o gerenciamento de dados;
  • o oferecimento de suporte a usuários e setores da empresa, orientando quanto ao uso do sistema;
  • a realização de backups para garantir a segurança dos dados; etc.

 

Administração de banco de dados on premisse: conte com os serviços da Skylan

Para realizar a plena administração de banco de dados on premisse de forma adequada e eficiente, é preciso contar com profissional altamente capacitado e experiente em softwares de gerenciamento de banco de dados.

No caso, a Skylan conta com profissionais DBA em horários flexíveis para gerenciar e garantir bom desempenho das soluções de banco de dados on premisse. Navegue pelo site para entrar em contato com nossos especialistas e tirar suas dúvidas sobre o banco de dados on premisse.