Administração de banco de dados em nuvem

Optar pela administração de banco de dados em nuvem permite o gerenciamento de arquivos e informações bastando ter uma conexão com a internet.

Entenda como funciona essa tecnologia em nuvem e como ter auxílio profissional para administrá-la.

 

O que é banco de dados em nuvem?

O banco de dados conceitualmente falando é uma coleção de dados relacionados, em termos práticos, podemos defini-lo como aplicações capazes de reunir e armazenar, classificar e disponibilizar dados para aplicações e consultas.

Quando falamos sobre banco de dados em nuvem, estamos nos referindo a aplicações armazenadas em plataformas remotas, ou seja, não necessitam de estrutura física dentro das empresas para serem utilizadas.

Também conhecido como Database as a Service (DBaaS), o banco de dados em nuvem é considerado um serviço gerenciado.

 

Quais são os benefícios do banco de dados em nuvem?

 

Mobilidade e agilidade

Sua empresa pode contratar um banco de dados e disponibilizar seus acessos de qualquer lugar, uma aplicação não precisará contar com a estrutura física de sua empresa para acessar as informações.

Segurança

Dentro de um banco de dados em nuvem, o administrador tem várias ferramentas que podem ajudá-lo a combater os riscos, utilizando de automação na hora de colocar em prática os recursos de segurança e, dessa forma, diminuindo as chances de erro humano ou invasão de dados.

Custos reduzidos

A implementação de bancos de dados em nuvem funciona de forma direcionada às necessidades da empresa, ou seja, possibilita que os administradores contratem de acordo com as demandas, podendo aumentar ou diminuir o contrato de acordo com a sazonalidade. Isso possibilita a economia de custos, o que não ocorre quando a organização compra servidores físicos e não tem a mesma flexibilidade.

 

Qual é a diferença entre banco de dados em nuvem IaaS e PaaS?

As nomenclaturas IaaS e PaaS dizem respeito a sistemas de soluções em nuvem. No caso, IaaS refere-se à Infrastructure as a Service (ou Infraestrutura como Serviço), e PaaS significa Plataform as a Service (ou Plataforma como Serviço). Entenda a diferença entre ambos:

No caso do IaaS, o usuário pode criar recursos ou migrar seus servidores para a infraestrutura em nuvem. Ou seja, a empresa compra uma infraestrutura para hospedar seus servidores e é responsável pela gestão desse ambiente, inclusive pelo banco de dados instalado nele.

Já no caso do PaaS, a empresa paga por uma plataforma em nuvem para hospedar suas aplicações. Em PaaS, são oferecidos ambientes operacionais para que o administrador possa configurar o que será entregue ao seu cliente.

De forma mais didática, o PaaS assemelha-se ao IaaS, porém vai além e fornece alguns serviços, como um ambiente de programação pronto para o gerenciamento, o que facilita o trabalho do administrador.

 

Como realizar a administração de banco de dados em nuvem?

O responsável pela administração de banco de dados em nuvem deve compreender as melhores práticas e o que é preciso para estar apto a lidar com tanta informação, sempre de forma adequada e segura.

O DBaaS oferece um banco de dados em modelo flexível para gerenciar e garantir bom desempenho das aplicações, como IaaS e PaaS, e a Skylan Technology conta com equipe especializada em fornecer informações, consultoria e assessoria de administração de banco de dados em nuvem de acordo com as possibilidades e necessidades do cliente.

Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre administração de banco de dados em nuvem.